Filie-se

A importância da cultura da saúde é tema da nova palestra realizada pelo NuPISaúde da COLPOL/SINDPOL

Sindpol RJ Comente 30.04.19 1010 Vizualizações Imprimir Enviar

A importância da cultura da saúde é tema da nova palestra realizada pelo NuPISaúde da COLPOL/SINDPOL

Nesta terça-feira, 30/04, o NuPISaúde da COLPOL/SINDPOL realizou mais uma palestra. Dessa vez, recebemos o palestrante Newton Richa, médico, especialista em Medicina do Trabalho e professor na área, que falou sobre o tema “Uma Compreensão Abrangente de Saúde na Atividade Policial”.
Ele chamou a atenção de todos para a importância de um novo olhar para a questão da saúde: “É importante termos alfabetização em saúde. Instrução em saúde. Saber o que é exatamente ter saúde. E isso engloba vários aspectos da nossa vida. Aspectos sociais, culturais, emocionais, profissionais. Esse conjunto de coisas diz muito sobre nossa saúde ou falta dela. Nesse sentido, falamos também em autogestão de saúde. O que eu posso fazer para melhorar ou não minha saúde. O que posso mudar, o que não posso mudar. Se não posso mudar, como melhor lidar com a situação. Reparação, prevenção e promoção da saúde”, explicou ele.
Segundo fez questão de salientar, as boas relações pessoais também são um fator fundamental para a nossa saúde e também para o nosso progresso profissional: “Fazer redes, se relacionar, conviver bem com as pessoas, falar, interagir. Tudo isso diz respeito à boa saúde, também. E se isso depende mais da gente, vamos ficar atentos e tentar fazermos a nossa parte, também. Os bons hábitos, a meditação. É um exercício. Requer tempo e esforço, mas a gente pode conseguir e ajudar a estabelecer um padrão de mais saúde em nossas vidas. Saúde não é essa visão medicalizada que temos, não. Saúde tem mais a ver com o olhar dos japoneses, que enxergam a saúde como ter bem-estar, liberdade, prazer, aprendizado, acesso à cultura, relaxamento, boa autoestima. A relação entre as emoções positivas e a saúde tornou-se uma das descobertas mais fortes e consistentes da Medicina Comportamental na atualidade.”
A Comissária de Polícia, Meire Cristine, mestre na área de Saúde do Trabalhador foi a mediadora do encontro. Ela agradeceu a participação de Dr. Richa e chegou a se emocionar ao falar sobre a importância de eventos como esse para a melhoria da saúde do trabalhador policial civil: “Esse ambiente com todos vocês aqui é maravilhoso. Um ambiente tricô de troca, conhecimento e afeto com todos preocupados e interessados na promoção da saúde do trabalhador policial civil é muito gratificante e enriquecedor e todos nós temos a ganhar com tudo isso. Sabemos que muitos colegas não voltam para casa, alguns voltam com invalidez ou lidam diariamente com graves problemas de saúde. Isso é muito triste, mas acredito que todos podemos ter um novo olhar de mudança sobre isso. Se informar é se fortalecer para enfrentar as dificuldades e termos atitudes que gerem mudança”.
No início do evento, Meire, inclusive foi oficialmente apresentada como nova diretora da COLPOL-RJ justamente na recém criada Diretoria de Assuntos de Saúde do Trabalhador Policial. Ela recebeu um buquê de flores dos presidentes das duas entidades, Marcio Garcia (do SINDPOL-RJ) e Fábio Neira (da COLPOL-RJ).
Além da palestra, o encontro marcou a celebração de um ano do nosso NuPISaúde. Natalia Troise, coordenadora do Núcleo de Pesquisa e Intervenção em Saúde do Policial Civil (NuPISaúde) falou sobre os números do Núcleo, agradeceu a todos pela presença e anunciou a chegada de dois novos estagiários na equipe: Kayke e Cláudia: “Nesse pouco mais de um ano de atividades do núcleo, foram 8 palestras sobre temas diversos, muitos atendimentos clínicos, lançamos a Rede Popular de Atendimento, em dezembro, e estamos sempre com muitas atividades. É um prazer desenvolver esse trabalho tão importante junto a vocês. E obrigada também a todos os nossos parceiros e parceiras. A própria Meire, que hoje é uma das diretoras da COLPOL-RJ, ela está desde o início junto à gente ajudando, participando. E isso não é por acaso. É porque a gente busca e estimula esse movimento de as pessoas se sentirem participantes da mudança que tanto almejam. Juntos, em rede, todos se fortalecem e conseguem caminhar melhor e mais longe. Não sejamos só espectadores. Sejamos agentes da mudança que tanto queremos. E que bom pode contar com tanta gente boa da polícia civil nessa caminhada. Obrigada a cada um de vocês, obrigada a todos pela presença e obrigada e boas vindas aos nossos novos estagiários. Que façamos bons trabalhos e boas redes”, disse Natalia.
Ao final do encontro, foi sorteada uma caneca da COLPOL-RJ em comemoração aos 40 anos que a entidade completará em novembro. O sorteado foi o delegado de Polícia, Zetterman, que foi representando a deputada Martha Rocha.

Z2

Z3

Z4

Z5

Z6

Z7

Z8

Z9

Z10

Z11

Z12

Z13

© 2024 SINDPOL.
Enviar um mensagem
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?