O Sindicato dos Policiais Civis do Estado do Rio de Janeiro (Sindpol-RJ) enviou, nesta segunda-feira (10/11), o Ofício nº 053/2025 ao secretário de Polícia Civil, delegado Felipe Curi, solicitando informações sobre o andamento do processo de aquisição e distribuição dos uniformes padronizados previstos nas Resoluções SEPOL nº 241/2021 e nº 686/2024, conforme consta no SEI-360005/006551/2025.
A demanda surge após diversas cobranças da categoria, intensificadas pelos recentes acontecimentos da Megaoperação Contenção, realizada em 28 de outubro. No documento, o sindicato pede que, caso não exista processo de contratação em curso, sejam iniciados imediatamente os trâmites internos para garantir o planejamento e o empenho da despesa na próxima abertura de exercício financeiro.
O Sindpol-RJ também destacou a importância de utilizar os recursos disponíveis em fundos específicos da segurança pública, como o FUNESPOL, FUSPRJ e FISED, que têm entre suas finalidades o reequipamento, a modernização e o fornecimento de bens e serviços voltados ao fortalecimento das atividades policiais.
O presidente do sindicato, Wagner de Paula, reforçou que o fornecimento dos uniformes é um direito do servidor e uma obrigação do Estado, não devendo haver qualquer custo individual aos policiais civis. O SINDPOL-RJ colocou-se à disposição da SEPOL para colaborar na formação de um Grupo de Trabalho que viabilize a aquisição e distribuição do material de forma célere e eficiente.
Com essa iniciativa, o sindicato reafirma seu compromisso com as condições dignas de trabalho e valorização da categoria policial civil, defendendo que investimentos básicos, como o fornecimento de uniformes, são essenciais para a segurança e o bom desempenho das funções operacionais.