Filie-se

Perito legista da PCERJ participará de Congresso em Dubai

Sindpol RJ Comente 01.04.17 1658 Vizualizações Imprimir Enviar

O Perito Legista Luiz Carlos Leal Prestes Junior, representando a Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro, participará do Congresso Internacional de Ciências Forenses, que será realizado em Dubai, nos Emirados Árabes, entre os dias 02 e 04 de abril. Na ocasião, Luiz Carlos Leal Prestes Junior apresentará dois trabalhos que foram selecionados entre os muitos inscritos do mundo todo.

O Congresso reúne especialistas internacionais nas áreas técnicas envolvendo Criminalística, Medicina Forense, Biologia e Toxicologia Forense, Desastres de Massa,  Inovações em Investigação Forense e outros temas. Os trabalhos a serem apresentados são sobre o “Emprego de Armas Militares na Violência Urbana”, tema extremamente relevante, relacionado à utilização de fuzis e projéteis de alta energia, que produzem altos índices de mortes na cidade do Rio de Janeiro.

O outro tema selecionado para apresentação está relacionado ao “Planejamento Operacional do DVI (Disaster Victims Identification), para os Jogos Olímpicos de 2016”. Este trabalho foi fundamentado na preparação de peritos, técnicos e agentes da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro para o enfrentamento de desastres com múltiplas vítimas decorrentes do grande aporte de público, atletas e todo pessoal envolvido nas Olimpíadas 2016 na cidade do Rio de Janeiro.

O Perito-Legista Luiz Prestes foi o Coordenador Geral da Operação DVI pela Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro. No referido trabalho será apresentado o planejamento multidisciplinar envolvendo a Sub-Chefia Operacional, Departamento Geral de Polícia Técnico-científicas, Delegacias Especializadas e outros Órgãos de Segurança. Será também enfatizado todo a preparação técnica, treinamento e a capacitação dos agentes da Polícia Civil realizado, por meio de cursos e simulações, em  conjunto com a Polícia Federal na Cidade da Polícia.

A integração do Grupo DVI da PCERJ com a Polícia Federal permitiu a elaboração de um protocolo internacional chancelado pela Interpol para o atendimento de múltiplas vítimas e aprovado pelo Comitê Olímpico Internacional. O grande e relevante legado deixado pela experiência de toda a preparação operacional foi a possibilidade de pronto emprego de todo o pessoal, hoje capacitado, para a mobilização e atendimento em situações emergenciais envolvendo Desastres com Múltiplas Vítimas no Estado do Rio de Janeiro.

Crédito da Foto: Divulgação

Legenda da foto: 1 – Foto do treinamento em conjunto com a Polícia Federal e a simulação de acidente com múltiplas vítimas. 2 – Grupo de peritos, técnicos e agentes envolvidos no planejamento operacional do DVI

© 2024 SINDPOL.
Enviar um mensagem
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?