WORKSHOP: Gestão Estratégica da Qualidade Aplicada às Atividades de Polícia Judiciária
O próximo workshop organizado pela COLPOL/RJ e SINDPOL/RJ abordará o tema da “Gestão Estratégica da Qualidade Aplicada às Atividades de Polícia Judiciária”.
A gestão da qualidade total refere-se a uma estratégia de administração orientada a criar consciência da qualidade em todos os processos organizacionais. É referida como “total”, uma vez que o seu objetivo é envolver distribuidores e demais parceiros de negócios.
A gestão de qualidade é uma gerência focada na qualidade da produção, processos e serviços de determinada instituição. Tem o objetivo de dirigir e controlar uma organização, no sentido de viabilizar melhorias nos produtos e serviços oferecidos, de forma a garantir satisfação completa das necessidades dos clientes, até mesmo superando suas expectativas.
No caso do serviço público ela se faz mais necessária já que a prestação do serviço público para a população exige um conceito mais amplo de atendimento, já que consolidada a ideia de uma obrigação do gestor público em bem atender as necessidades da população. Assim pode-se concluir que as empresas e instituições precisam de uma gestão da qualidade, seja na busca de maiores ganhos pelas organizações privadas, seja pelo mais adequado serviço prestado pelo ente público.
O sistema de gestão da qualidade aliado à gestão de pessoas vai garantir que a implementação da norma abranja todos os níveis hierárquicos da empresa, de forma que todos adiram ao novo padrão de qualidade e se comprometam com a melhoria contínua no desempenho. É essencial também, que a alta administração e os líderes desempenhem o papel de difundir os valores, estimular a mudança e assegurar o cumprimento dos novos padrões de forma satisfatória e permanente na empresa.
Como a gestão da qualidade torna os processos de produção da empresa muito mais eficientes, os custos operacionais são reduzidos como resultado da prevenção estar acima da correção de erros.
A quantidade de refugo, de retrabalho e de desperdícios em uma organização pode diminuir bastante quando a organização realmente leva a sério a gestão da qualidade, repercutindo, assim, nos custos operacionais e em ganhos institucionais.
A gestão da qualidade contribui também para o aumento da produtividade da força de trabalho de uma organização, pois os processos de produção passam a ser bem mais eficientes. É importante lembrar que a produtividade não se trata apenas de produzir em maior quantidade e menor tempo, mas também produzir com qualidade e baixo custo.O aumento da produtividade e de resultados provocada pela gestão da qualidade também ajuda a manter os funcionários mais motivados e um ambiente de trabalho mais saudável!
Nos Estados Unidos, a área da qualidade se consolidou em 1945, Com o passar dos anos, a qualidade foi se tornando algo excepcional para as organizações. O mais atual modelo de gestão de qualidade foi trazido pela Motorola, por volta do séc. XXI, o chamado Seis Sigma. O programa traz características apresentadas nos programas passados, porém o Seis Sigma existe a preocupação com o uso sistemático das ferramentas estatísticas, que representa as etapas de definir, medir, analisar, melhorar e controlas. Pode-se enxergar claramente o uso do Ciclo PDCA, criado por Deming.
Participe conosco! As inscrições são gratuitas!