Diretoria do Sindpol-RJ relata situação insalubre das delegacias em entrevista ao Jornal Extra

jonatas Comente 04.09.24 69 Vizualizações Imprimir Enviar

O Jornal Extra entrevistou a presidente e o vice-presidente do Sindpol-RJ a respeito da troca do secretário da Polícia Civil do estado, anunciada nesta semana pelo governador. A reportagem trouxe à tona os desafios que o novo secretário terá pela frente, além da violência presente no estado.

Marcia Bezerra e Luiz Cláudio Cunha, relataram sobre a situação insalubre das delegacias e a grave falta de efetivo. A corporação tem hoje cerca de 8.500 policiais, mas seria necessário o dobro desse número, de acordo com os dirigentes.

“Contamos, no máximo, com metade do efetivo necessário. Isso não se dá só em delegacias. Se dá em todos os departamentos. Há delegacias que têm um ou dois delegados. O cara não consegue trabalhar 24 horas por dia todo dia. Também faltam agentes”, disse Márcia Bezerra.

A diretoria do Sindpol-RJ realiza visitas periódicas às delegacias, o que permite ter uma visão mais abrangente e real da rotina dos policiais. Em diversas unidades a diretoria constatou poucos agentes no plantão, banheiros interditados ou com falta de manutenção, mofo nas paredes e pisos quebrados. Luiz Claudio também falou sobre a situação do prédio que abriga a Secretaria da Polícia Civil, no centro do Rio.

“Do primeiro ao 11º andar, nenhum banheiro funciona plenamente. Alguns sequer têm assentos. Outro problema está no arquivo do pessoal. Os históricos funcionais dos policiais estão anotados numa folha, num tipo de ficha de papelão. Tudo escrito com caneta e lápis, armazenado no setor de promoção da polícia, que é um local com fios à mostra, arquivo de papel e móveis velhos. É um absurdo pronto para pegar fogo,” disse Luiz Cláudio Cunha, vice-presidente do Sindicato.

A matéria completa está disponível no link: https://bit.ly/3Mz2nYm