Rio vai fechar 2011 com US$ 20 bilhões em investimentos
RIO – O Estado do Rio vai fechar 2011 com contratos que somam cerca de US$ 20 bilhões para receber novas fábricas de setores como alimentos, naval, petróleo, automobilístico, entre outros. O montante é cerca de 50% maior que o do ano passado, tendo como base dados da Firjan.
Apesar da importância dos royalties do petróleo para a economia do Estado, o Rio vem investindo pesado na atração de montadoras, tida como a “base” da indústria de transformação. O Estado do Rio produz hoje cerca de 220 mil veículos por ano e emprega cerca de 15 mil pessoas. Nos próximos dez anos, a meta, segundo Julio Bueno, é produzir cerca de 900 mil automóveis e gerar cem mil empregos. Para esse cálculo foram utilizadas três plantas. Hoje, a PSA, que está em ampliação, e irá dobrar a produção, que passará de 150 mil para 300 mil carros por ano. A Nissan, que irá produzir 200 mil carros no primeiro momento, mas irá fabricar 400 mil carros em um segundo momento. Além disso, há a MAN, de caminhões, com as outras 200 mil unidades. São Paulo, por exemplo, produz dois milhões de carros e gera 220 mil empregos.— Estamos prospectando todas as montadoras, incluindo a Volks. Estamos entregando material. Se alguma vier, será para Seropédica. Se o Rio ganhar mais uma montadora, muda de patamar como indústria de transformação. E, assim, ganhamos um vetor importante de desenvolvimento — disse Bueno, em evento realizado nesta quarta-feira no Centro do Rio.
Segundo Bueno, as montadoras estão vindo para o Brasil devido ao crescimento do mercado brasileiro. Até 2018, o mercado nacional irá apresentar um crescimento expressivo, passando dos atuais 3,5 milhões de unidades vendidas por ano para 5 milhões de carros.
Fonte: Jornal O Globo
Matéria completa:
https://oglobo.globo.com/economia/rio-vai-fechar-2011-com-us-20-bi-em-grandes-investimentos-3491387