O Sindpol-RJ marcou presença no CONFEIPOL Sudeste, realizado nesta última quinta-feira, dia 2 de outubro, no Centro de Convenções Nova América. O encontro reuniu lideranças sindicais da região Sudeste para tratar de pautas fundamentais para o futuro da Polícia Civil brasileira.
Durante o período da manhã, foi eleita a nova diretoria da FEIPOL Sudeste para o mandato de 2026 a 2029. A presidência será assumida por Clóvis Guioto, que substituirá Wemerson Oliveira, atual dirigente da federação. A transição será efetivada oficialmente em 1º de janeiro de 2026.


Ao comentar a transição, Wemerson destacou a importância da continuidade e da coesão entre os estados: “É uma alegria muito grande a gente estar aqui no Rio de Janeiro, sendo acolhido pelo Sindpol, pelo nosso presidente Wagner. A gente tem trabalhado incansavelmente em prol dos policiais civis de todo o Brasil, mas em especial aqui da região Sudeste, fortalecendo a nossa categoria. A gente precisa de muita união.”
“Nós estamos sempre à disposição para continuar trabalhando junto, para fortalecer a nossa categoria. A Federação Sudeste vai continuar lutando incansavelmente em busca dos direitos e garantias do policial civil. E deixo claro: sempre que for acionada, a federação estará à disposição do policial carioca e de todo o Estado do Rio de Janeiro.” reforçou o presidente eleito da Feipol Sudeste, Clóvis Guioto.



À tarde, os debates se concentraram em temas legislativos estratégicos, como a Lei Orgânica Nacional, a PEC 18/2025 (PEC da Segurança Pública) e outras proposições que tramitam em Brasília e impactam diretamente a carreira policial.
“Colocamos o sindicato à disposição da federação para todas as pautas da segurança pública a nível nacional. O policial civil é extremamente estratégico para a solução dos problemas de segurança do país. É a polícia que trabalha com inteligência, que produz provas para as decisões do Judiciário. Não podemos deixar essa instituição ser desvalorizada. Iremos lutar por essa valorização.” afirmou Wagner de Paula, presidente do Sindpol-RJ.