SINDPOL RJ participa de audiência na ALERJ em defesa da dignidade do policial civil!

Sindpol RJ Comente 20.09.11 1407 Vizualizações Imprimir Enviar

DEPUTADO DEFENDE PRISÃO ESPECÍFICA PARA AGENTES DE SEGURANÇA

20/09/11 – ALERJ
O presidente da Comissão de Segurança Pública e Assuntos de Polícia da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj), deputado Zaqueu Teixeira (PT), garantiu que levará a plenário um projeto de lei para o tratamento igualitário entre as instituições de segurança pública no processo de acautelamento de presos provisórios. A afirmação foi feita nesta segunda-feira (19/09), durante audiência pública do colegiado, para discutir o destino adequado de servidores da área de segurança que aguardam julgamento. Para Zaqueu, é inaceitável que agentes de segurança vivenciem o processo em presídios onde terão que conviver com presos comuns.
“É dever do estado garantir a dignidade destes policiais, sejam civis ou militares, bombeiros e agentes penitenciários, que, sendo destinados a presídios comuns, correm risco de encontrar pessoas que eles mesmo tenham ajudado a prender”, alegou. Segundo o petista, não é correto que trabalhadores que dedicaram suas vidas à segurança da sociedade tenham suas famílias constrangidas ou ameaçadas devido à convivência com presos comuns.
Para o corregedor interno da Polícia Civil, delegado Gilson Emiliano, a situação da corporação é a pior, já que policiais civis que aguardam julgamento são destinados diretamente para o presídio Bangu 8. “Como confirmou o presidente do Sindicato de Servidores do Sistema Penal (SSSP-RJ), o agente penitenciário Francisco Rodrigues, presos comuns e policiais civis em julgamento ficam juntos durante o banho de sol. Além de estarem presos em alas muito próximas, a revista, durante as visitas de suas famílias, é feita em conjunto, onde muitos parentes são identificados e ameaçados”, contou.
Segundo o corregedor do Corpo de Bombeiros, coronel Marcos Tadeu, o Grupamento Especial Prisional (GEP) da instituição possui um sistema de reintegração de ex-servidores, ou seja, ex-integrantes já condenados, para que estes, devido a seu grande conhecimento, não sejam aliciados pelo crime. “Mesmo com o trabalho feito no GEP e no Batalhão Especial Prisional (BEP) da Policia Militar, não podemos deixar que o comportamento destes detentos afete o dia a dia da corporação. É necessário que estes presos sejam destinados a um local apropriado, até para que, depois da condenação, não se entreguem ao crime no futuro”, declarou.
O deputado Zaqueu Teixeira lembrou, durante o encontro, que também é autor do projeto de lei 695/11, que cria a Unidade Prisional da Polícia Civil, destinada a atender policiais civis acautelados em unidades prisionais do estado, punidos com a medida temporária restritiva de liberdade. Segundo o presidente do Sindicato dos Policiais Civis (Sindpol-RJ), Carlos Gadelha, a medida deveria ser garantida pelo Estatuto da Policia Civil, que prevê o alojamento dos policiais em local separado ao de presos comuns. Também estiveram presentes na audiência os deputados Luiz Martins (PDT) e Coronel Jairo (PSC).

Fonte: ALERJ (texto de Cynthia Obiler).