Depois dos PMs, policiais civis do Rio sinalizam greve
Contágio: depois dos PMs, policiais civis do Rio sinalizam greve
13/01/2012
Jornal do Brasil – Jorge Lourenço
O governo do estado terá que fazer malabarismo para contornar os ânimos de policiais civis e militares e evitar uma possível greve de ambos no primeiro semestre. Enquanto a PM dá claros sinais de que vai parar em fevereiro, a insatisfação é grande na Polícia Civil. No dia 17 de janeiro, os civis realizarão uma assembléia geral e tudo aponta para uma greve.
Ensino superior, salário inferior
O sucesso inicial do movimento grevista da PM acabou, indiretamente, alfinetando a Civil. Isso porque o reajusta que os militares receberam, válido apenas para quem for promovido, deixa um soldado com a remuneração média de R$ 2.237. Segundo o Sindicato dos Policiais Civis do Estado do Rio de Janeiro, a média da corporação é de R$ 2.200. Para piorar, um dos pré-requisitos para o cargo é o ensino superior completo enquanto os PMs precisam apenas do segundo grau.
Em tempo
Lideranças do movimento grevista dos policiais militares, que questionam a validade do reajuste concedido pelo governo do estado, já estão se aproximando dos policiais civis para uma paralisação conjunta.
Fonte: Jornal do Brasil