Nota de Repúdio SINDPOL/RJ

Sindpol RJ Comente 24.05.23 228 Vizualizações Imprimir Enviar

O SINDPOL/RJ, Sindicato dos Policiais Civis do Estado do Rio de Janeiro, muito surpreso, se deparou hoje com uma publicação atribuída ao Governador Cláudio Castro e, por dever de restabelecer a verdade informa a todos os Policiais Civis o seguinte:

Infelizmente a afirmação que consta como comentário do Governador não corresponde à verdade!
No final do ano de 2022 o SINDPOL/RJ e a categoria policial civil estavam em campanha do VALE COXINHA, na qual cobrávamos o reajuste do vale alimentação do irrisório valor de R$12,00 por dia para R$32,00, valor este encaminhado ao Governador no primeiro oficio da atual gestão do SINDPOL/RJ. Esta campanha se intensificou de tal modo que os deputados Carlos Augusto e Martha Rocha encaminharam para votação no plenário da Alerj uma proposta com o mesmo fim e valor maior. A proposta, aprovada por unanimidade dos deputados, num amplo reconhecimento da justiça da demanda, foi VETADA pelo Governador, como todos sabem, com a alegação de vício de iniciativa.

O SINDPOL/RJ seguiu, ao longo do ano, nesta busca durante todos os seus atos públicos, sempre cobrando o justo reajuste.

Posteriormente, já próximo ao fim do ano de 2022, o governo promoveu o reajuste dos militares da segurança pública do estado e, ato contínuo, convocou os policiais civis para negociação do seu reajuste.

Durante as negociações o governo nos propôs valores percentuais de reajuste e garantiu que atenderia as duas demandas, reajuste salarial e reajuste dos auxílios, alimentação e transporte, e que o acordo se consumaria em duas etapas:

Primeiro o reajuste salarial que, por ter maior impacto na sobrevivência do policial civil e por contemplar também os inativos seria concedido antes do período eleitoral e depois, vencida a quarentena eleitoral, já em 2023, ele reajustaria o valor do auxílio alimentação para o valor de R$32,00, pedido pelo SINDPOL/RJ, já no inicio do ano de 2022.

Este foi o acordo firmado com o SINDPOL/RJ e com as demais representações de cargos da PCERJ que se encontraram na negociação.

Corroborando esta nossa informação temos o fato de que, posteriormente, o Governador afirmou para um auditório lotado na Cidpol, que, SIM, faria o reajuste dos AUXÍLIOS ALIMENTAÇÃO E TRANSPORTE.

Assim, até hoje não foi feito.

O SINDPOL/RJ e a categoria policial repudiam a informação equivocada e ressaltam que, até hoje, cumpriram todos os acordos firmados com o governo, agora falta o governo cumprir a sua parte.

O alegado não corresponde aos fatos realmente acontecidos e constitui grave desconsideração aos Policiais Civis que produzem os bons números que o governo usa para propaganda, os mesmos policiais que, se não tirassem do seus salário defasados os recursos para sua alimentação, estariam passando fome nas delegacias.
Governador, reconheça e respeite e cumpra o seu acordo os Policiais Civis do Estado do Rio de Janeiro.