Rio vai fechar 2011 com US$ 20 bilhões em investimentos

Sindpol RJ Comente 21.12.11 1475 Vizualizações Imprimir Enviar

RIO – O Estado do Rio vai fechar 2011 com contratos que somam cerca de US$ 20 bilhões para receber novas fábricas de setores como alimentos, naval, petróleo, automobilístico, entre outros. O montante é cerca de 50% maior que o do ano passado, tendo como base dados da Firjan.

Apesar da crise global, o Rio de Janeiro vem gerando mais emprego (superando São Paulo) e atraindo com força diversas fábricas. O estado quer se transformar em novo polo automotivo e tecnológico. De acordo com Julio Bueno, secretário de Desenvolvimento Econômico, Energia, Indústria e Serviço do Rio, há negociações em curso com a Volkswagen, a BMW, a JAC e mais uma empresa europeia.
Independentemente da escolha, Seropédica, município localizado na Região Metropolitana do Rio, irá sediar fábrica de uma montadora automotiva.
Já Campo Grande, bairro da Zona Oeste do Rio de Janeiro, está na disputa para receber uma fábrica da chinesa Foxconn que irá fabricar iPads, os tablets da americana Apple. O espaço, de pouco mais de 2 milhões de metros quadrados, foi oferecido pelo Governo do Estado do Rio, através da Companhia de Desenvolvimento Industrial do Estado do Rio (Codin), que faz parte da secretaria.

Apesar da importância dos royalties do petróleo para a economia do Estado, o Rio vem investindo pesado na atração de montadoras, tida como a “base” da indústria de transformação. O Estado do Rio produz hoje cerca de 220 mil veículos por ano e emprega cerca de 15 mil pessoas. Nos próximos dez anos, a meta, segundo Julio Bueno, é produzir cerca de 900 mil automóveis e gerar cem mil empregos. Para esse cálculo foram utilizadas três plantas. Hoje, a PSA, que está em ampliação, e irá dobrar a produção, que passará de 150 mil para 300 mil carros por ano. A Nissan, que irá produzir 200 mil carros no primeiro momento, mas irá fabricar 400 mil carros em um segundo momento. Além disso, há a MAN, de caminhões, com as outras 200 mil unidades. São Paulo, por exemplo, produz dois milhões de carros e gera 220 mil empregos.— Estamos prospectando todas as montadoras, incluindo a Volks. Estamos entregando material. Se alguma vier, será para Seropédica. Se o Rio ganhar mais uma montadora, muda de patamar como indústria de transformação. E, assim, ganhamos um vetor importante de desenvolvimento — disse Bueno, em evento realizado nesta quarta-feira no Centro do Rio.

Segundo Bueno, as montadoras estão vindo para o Brasil devido ao crescimento do mercado brasileiro. Até 2018, o mercado nacional irá apresentar um crescimento expressivo, passando dos atuais 3,5 milhões de unidades vendidas por ano para 5 milhões de carros.
Fonte: Jornal O Globo
Matéria completa: