SINDPOL RJ dá um grande passo na luta pelos Policiais Civis

A esquerda, SINDPOL RJ presente na luta pelos policiais civis

ALERJ vai mediar proposta para o reenquadramento dos Policiais Civis
21/11/11
O Governo do estado vai apresentar uma proposta para a implantação do projeto de reenquadramento de cargos e salários da Polícia Civil, reivindicado pela corporação, na próxima quinta-feira (24/11). O anúncio foi feito pelo subsecretário de Gestão Estratégica da Secretaria de Estado de Segurança, Hélio Pacheco Leão, nesta segunda-feira (21/11), durante reunião da Comissão de Segurança Pública e Assuntos de Polícia da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj). Presidente da comissão, o deputado Zaqueu Teixeira (PT) lembrou que o colegiado mediará esse debate. “O resultado do que for pactuado virá para essa Casa para ser votado”, apontou o parlamentar.

Segundo Leão, as reivindicações da classe, como a implantação do projeto de reenquadramento e a antecipação das parcelas do reajuste que foi concedido pelo estado, foram analisadas pela Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag). “Parte das reivindicações da corporação será atendida. Na próxima quinta, teremos uma reunião com os técnicos da Seplag e buscaremos mais informações. A diminuição do tempo na progressão das classes da Polícia Civil estará em debate. Por exemplo, as seis classes da carreira de Inspetor e de Oficial de Cartório serão reduzidas para quatro, como a categoria está querendo, ou seja, o policial entra na corporação e com 15, 20 anos de carreira chega ao topo. Isso é estimulante para quem ingressa na Polícia”, avaliou o subsecretário.

Ele disse ainda que as proposta da categoria estão sendo analisadas, mas que, no momento, não poderão ser atendidas em sua totalidade, pois causariam um impacto de R$ 686 milhões nas contas do Governo. Zaqueu Teixeira informou também que apresentou emenda ao orçamento de 2012, para garantir que se faça o plano de reenquadramento de cargos e salários da Polícia Civil. “Ela permite ao estado, dentro do remanejamento, fazer a redistribuição para o novo plano dessas carreiras. Então, já apresentamos a emenda e isso vai propiciar que esse reenquadramento se faça, porque já existe previsão no orçamento e no Plano Plurianual (PPA). É uma condição para que possamos, efetivamente, colocar os policiais em uma nova carreira e valorizar a categoria”, explicou o petista.

Inspetor de Polícia e diretor financeiro do Sindicato dos Policiais Civis do estado (Sindpol), Francisco Chao afirmou que a instituição está trabalhando com um terço da sua capacidade. “De 22. 259 cargos na Polícia, temos ocupados somente 9.320. Houve uma evasão de 80% em dez anos. Não temos como competir com a Polícia Federal em termos salariais e isso fez com que o profissional que ingressa na corporação hoje veja a Civil como transitória. A carreia não tem estímulo e remunera mal”, ponderou Chao. Os deputados Flávio Bolsonaro (PP) e Paulo Ramos (PDT) também participaram da audiência.

Em seu blog, o presidente da Comissão de Segurança Pública e Assuntos de Polícia, Zaqueu Teixeira, também avaliou o resultado.

Ele diz que foi aberto o diálogo para uma mudança no plano de cargos e salários da Polícia Civil, mediado pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio.

– Tudo que for objeto de lei e reenquadramento passa pela Alerj e é fundamental o reenquadramento dos policiais civis, pois muitos deles tem nível superior e precisamos reduzir o abismo entre o salário dos delegados e dos agentes – afirma Zaqueu.

O deputado reitera, ainda, que a Comissão que preside continua à disposição para ajudar a melhorar o trabalho da Polícia Civil.

FONTE: ALERJ e Blog do Zaqueu